A auto-estima dos funcionários

                                A auto-estima dos funcionários


traz bons resultados às empresas
pra sempre que todos são especiais por mais simples que
aparente ser a sua participação na tarefa.
infelizmente, não existe um cursinho onde se possa aprender a
aumentar a auto-estima das pessoas. nesse aspecto, o gerente ou
diretor terá de ser um autodidata.
as empresas estão sempre preocupadas com o desempenho
pessoal dos funcionários, pois isso afeta diretamente a
produtividade. chegam a contratar palestrantes e realizam
programas com incentivos para aumentar a motivação dos
funcionários. mas esquecem de uma coisa fundamental: trabalhar a
auto-estima das pessoas. a auto-estima fortalece o indivíduo, dá
energia e motivação; permite que a pessoa sinta prazer e
satisfação com o que faz.
funcionários com elevada auto-estima lidam melhor com os
problemas; são pessoas mais bem preparadas e dificilmente
desistem antes de darem o melhor de si; são mais flexíveis,
honestas e se comunicam bem. enfim, constroem um ambiente de
trabalho muito melhor e, conseqüentemente, mais produtivo.
veja algumas medidas que ajudam a aumentar a auto-estima dos
funcionários: fazê-lo participar mais do planejamento das
atividades; aceitar idéias diferentes sem hostilidades; evitar a
pergunta "de quem é a culpa?" e, em vez disso, perguntar o que
precisa ser feito para não acontecer novamente; lemo
que é qualidade?
dez definições de qualidade relacionadas a gestos e atitudes:

1. ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o
primeiro tema do dia. no máximo, comente seus planos no sentido
de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo. pensar positivo É
qualidade.
2. ao entrar no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que
lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo colega de sua área. ser
educado e qualidade.
3. seja metódico ao abrir seu armário, ligar seu terminal de
computador, disponibilizar os recursos ao redor. comece
relembrando as notícias de ontem. ser organizado É qualidade.
4. não se deixe envolver pela primeira informação de erro
recebida de quem, talvez, não saiba de todos os detalhes. junte
mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o
assunto. ser prevenido e qualidade.
5. quando for abordado por alguém, pare o que está fazendo e dê
atenção, pois quem veio lhe procurar deve estar precisando
bastante de sua ajuda e confia em você. ele ficara feliz pelo
auxílio que você possa lhe dar. ser atencioso e qualidade.
6.
não deixe de alimentar-se na hora do almoço. pode ser até um
pequeno lanche, mas respeite suas necessidades humanas. aquela
tarefa urgente pode aguar dar mais trinta minutos. se você
adoecer, dezenas de tarefas terão de aguardar sua volta.
respeitar a saúde É qualidade.
7. dentro do possível, tente se agendar com suas tarefas
comerciais e social para os próximos dez dias. não fique trocando
datas a todo momento, principal mente se estiver muito próximo
do evento. lembre-se de que você afetará o horá rio de várias
outras pessoas. cumprir o combinado É qualidade.
8. ao comparecer aos encontros e reuniões leve tudo o que for
preciso para ocasião, principalmente suas idéias. e divulgue-as sem
receio. o máximo qui poderá ocorrer é alguém não aceitá-las.
talvez, mais tarde, em dois ou três meses você tenha nova chance
de mostrar que estava com a razão. saiba esperar. tei paciência É
qualidade.
9. não prometa o que está além do seu alcance só para
impressionar quem 1 ouve. se você ficar devendo um dia, vai
arranhar o conceito que levou anos par construir. falar a verdade
É qualidade.
10. e, por fim, na saída do trabalho pense como vai ser bom
chegar em casa rever a família ou os amigos, que lhe dão
segurança para desenvolver suas tarefa com equilíbrio. amar a
família e os amigos e ser amado é a maior qualidade
certa vez um homem aproximou-se de um sábio e falou:
sei exatamente qual o objetivo da vida. sei o que deus pede ao
homem e conheço a melhor maneira de servi-lo. mas, mesmo assim,
sou incapaz de fazer aquilo tudo que devia estar fazendo para
servir ao senhor.
o sábio ficou um longo tempo em silêncio. finalmente disse:
- você sabe que existe uma cidade do outro lado do oceano, mas
ainda não encontrou o navio, não colocou sua bagagem a bordo nem
cruzou o mar. por que ficar comentando como a cidade é, ou como
devemos caminhar por suas ruas? saber o objetivo da vida, ou
conhecer a melhor maneira de servir ao senhor, não basta. coloque
em prática o que você está pensando e o caminho se mostrará por
si mesmo.
se você é dessas pessoas que só planejam, mas não realizam, pare
de tanto planejar. você pode especular a respeito de seus planos e
imaginar toda sorte de coisas maravilhosas. mas a ação é o que vai
tornar todas essas coisas possíveis. arregace as mangas e comece
a agir. assim você saberá o que é capaz de conquistar. e, sabendo
disso, com absoluta certeza você fará com que as coisas
aconteçam.
certa vez, um monge cometeu uma falta grave e chamaram o
ermitão mais sábio para que pudesse julgá-lo. o ermitão se
recusou, mas insistiram tanto que ele terminou por ir. chegou ao
local carregando nas costas um balde furado, de onde escorria
areia.
vim julgar meu próximo - disse o ermitão para o superior do
convento. - meus pecados estão escorrendo detrás de mim, como a
areia escorre deste balde. mas, como não olho para trás e não me
dou conta dos meus próprios pecados, fui chamado para julgar meu
próximo!
os monges desistiram da punição na mesma hora.
se você tem de tomar decisões e fazer julgamentos com relação
ao desempenho de pessoas em sua empresa, tenha sempre boa
vontade para tentar chegar a um parecer correto. não se
precipite. julgue o mínimo possível; atenha-se a julgar as coisas
relevantes... e lembre-se: quem se preocupa em ficar avaliando os
outros, em relação a coisas sem importância, torna-se uma pessoa
insuportável.

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